NOVIDADE

10/03/2016

Presidente do PT de Jataí (GO) continua preso, suspeito de chefiar associação criminosa que furtou cerca de 600 mil litros de etanol de usina local


Empresário Eroni Toledo Pereira, também presidente do PT em Jataí (GO), continua preso acusado de comandar associação criminosa.

Jataí, GO - O empresário Eroni Toledo Pereira, presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Jataí, na região sudoeste de Goiás continua preso como suspeito de comandar associação criminosa que praticava furtos de etanol em usinas da cidade. Eroni é dono de duas unidades do Posto Toledo de combustíveis, ambos sediados em Jataí.

Segundo a Polícia Civil, o esquema criminoso funcionava da seguinte maneira: um motorista, empregado do suspeito, fazia a ponte entre o empresário e os demais comparsas da quadrilha, incluindo empregados e ex-empregados da usina de onde o etanol era furtado. Apenas este motorista e o empresário iam até a usina para furtar o combustível.

De acordo com o delegado regional da Polícia Civil em Jataí, André Fernandes, o combustível furtado era transportado no próprio caminhão do empresário que era dirigido pelo seu motorista, do posto de combustível e, em troca disso, as pessoas que participavam do esquema recebiam pagamentos em dinheiro. Algumas pessoas recebiam dinheiro para efetivamente praticarem a subtração, outras recebiam dinheiro apenas para ficarem em silêncio, para dizerem que nada viram.

Caminhão-tanque de propriedade de Eroni Toledo, utilizado nas ações criminosas.
Imagem de satélites revelaram um caminho alternativo feito pelo caminhão-tanque de propriedade do empresário após os furtos. O caminhão tinha acesso ao interior da usina através de uma entrada não monitorada. Imagens do circuito interno de TV, que fazem a segurança da usina, também mostraram o caminhão carregado com o produto furtado deixando o local. Parte do etanol furtado era vendida nas duas unidades do Posto Toledo, em Jataí, de propriedade de Eroni Toledo. A outra parte, era vendida em postos das cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia.

Delegado Regional da Polícia Civil em Jataí, André Fernandes, em entrevista à imprensa.
Correção de crédito/Foto: Reprodução da internet.

"Havia uma outra ramificação desta quadrilha que furtava o etanol e o levava para ser distribuído (vendido) em Goiânia e em Aparecida de Goiânia. E nesta ramificação, não havia o envolvimento do empresário aqui de Jataí (Eroni Toledo)", informou o delegado regional André Fernandes.

Eroni Toledo foi preso durante a primeira fase da Operação Estanque. As investigações começaram há seis meses. O grupo criminoso comandado por Eroni Toledo já teria cometido pelo menos 10 furtos do combustível. E em cada uma das 10 ações, furtou cerca de 60 mil litros de etanol, totalizando cerca de 600 mil litros do produto.

Imagens satélites também foram úteis no sucesso da operação policial.


Correção de crédito/Foto: Reprodução da internet.

Após ser preso pela Polícia Civil, o empresário Eroni Toledo foi levado para a sede do 15º Batalhão da Polícia Militar local. O motivo da condição especial é o fato do empresário ser formado em Direito e existir uma prerrogativa legal especial que garante ao advogado a permanência no sistema conhecido por "sala de estado maior", durante o período de prisão provisória.

O circuito interno de TV da usina gravou o caminhão-tanque do empresário Eroni Toledo deixando a empresa após mais um furto de 60 mil litros de etanol.


Correção de crédito/Foto: Reprodução da internet.


O caminhão-tanque de Eroni Toledo entrava na usina por esta via de acesso não monitorada por câmeras de segurança.


Correção de crédito/Foto: Reprodução da internet.

Eroni Toledo permanece em silêncio e, segundo o delegado... o empresário só deve se manifestar em juízo. As oito pessoas acusadas de participar do esquema já foram identificadas e estão sendo interrogadas. Muitas delas disseram que foram ameaçadas por Eroni Toledo, que andava sempre armado. "Os próprios comparsas eram ameaçados por ele (Eroni) no sentido de que se desse algo errado, o nome dele jamais poderia ser revelado sob pena dele praticar um mal com essas pessoas, inclusive ameaçando de matá-las. Testemunhas disseram que já o viram portando arma de fogo, o que foi comprovado pelo cumprimento do mandado de busca e apreensão porque nós encontramos uma pistola em sua residência", disse o delegado.

Imagem do circuito interno de TV da usina furtada.


Correção de crédito/Foto: Reprodução da internet.


Pistola encontrada pela Polícia Civil de Jataí (GO) na casa do empresário Eroni Toledo. Comparsas do empresário contaram à polícia que eram ameaçados de morte por Toledo.

Além de ameaça, o empresário deve responder judicialmente por furto qualificado e associação criminosa. O caso continua sendo investigado. "Nessa primeira etapa deflagrada, o objetivo foi estancar e parar com a prática delitiva. Nós teremos outras etapas que vão resultar na conclusão definitiva do inquérito. Essa operação só foi possível, graças ao empenho dos policiais civis que se dedicaram na investigação, e também à colaboração muito rápida do Poder Judiciário que não mediu esforços para atender todos os pedidos que a Polícia Civil fez", finalizou o delegado regional André Fernandes.

NOVIDADE

Visitantes