NOVIDADE

21/03/2016

Parlamentares goianos aproveitam "janela" e promovem intenso troca-troca de partidos


Da Redação em Jataí (GO) - Um grupão de parlamentares goianos aproveitou brecha na legislação e promoveu um verdadeiro troca-troca de siglas partidárias neste mês de março. Voltando no tempo, em dezembro de 2015, o Senado Federal aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 113/2015 criando uma espécie de "janela" de desfiliação partidária permitindo que políticos que detêm cargos eletivos pudessem mudar de legenda sem qualquer risco de perda do mandato por conta da mudança. Com a promulgação, a chamada Emenda Constitucional nº 91 estabeleceu o prazo de 30 dias, válidos a partir de 18 de fevereiro, para que fossem feitas as trocas de partidos políticos.

Em Goiás, antes da abertura da tal "janela", já era dada como certa a mudança de três deputados – um federal e dois estaduais -, mas o troca-troca foi muito mais intenso do que se esperava. Além de Lissauer Vieira (PSB), o Delegado Waldir Soares (PR) e Renato de Castro (PMDB), outros nove parlamentares goianos aproveitaram para trocar de legenda no período entre 18 de fevereiro e 18 de março.

Alguns candidatos deixaram as legendas em que estavam alegando falta de espaço e de apoio político. Outros, alegaram necessidade para viabilizar projetos futuros. Analisando o novo quadro, constatou-se que o partido que mais registrou trocas foi o PSDB do governador Marconi Perillo, isso tanto em ganhos quanto em perdas. Enquanto a bancada federal acabou reduzida pela metade, o partido foi reforçado por mais quatro deputados estaduais na Assembleia Legislativa Goiana.

O deputado estadual Francisco Oliveira, foi o primeiro do "blocão do troca-troca" ao deixar o PHS e se filiar ao PSDB. Segundo fontes, Francisco Oliveira ambiciona chegar à Presidência da Assembleia Legislativa. Quem também se filiou ao PSDB foi o atual presidente da Parlamento Goiano, o deputado Helio de Sousa. Helio deixou o DEM, sigla que após o troca-troca, deixou de ter representatividade na Assembleia Legislativa Goiana.

Na Câmara dos Deputados, os parlamentares goianos Alexandre Baldy e João Campos também deixaram o PSDB. João Campos alegou que optou pela troca partidária por entender que não iria conseguir apoio em uma futura eleição majoritária. E assim, Campos migrou para o PRB. O deputado Alexandre Baldy, que ainda não decidiu se irá disputar a prefeitura de Anápolis, na região metropolitana, migrou para o PTN. Especulações dão como certos alguns projetos mais ambiciosos do parlamentar que vão muito além do que simplesmente tornar-se prefeito de Anápolis. Buchichos de bastidores dão como certa uma futura candidatura ao governo estadual em 2018. Falam também que o parlamentar aspira tornar-se mais independente do governador Marconi Perillo. Vai saber o porquê.

Enquanto o PSDB reforçou sua bancada na Assembleia Legislativa Goiana, o PTB foi o mais prejudicado. Os deputados Marlúcio Pereira e Talles Barreto também deixaram a sigla petebista. Os dois migraram para o ninho tucano.

Eleições 2016 - Não há como negar que as eleições municipais deste ano foram responsáveis por grande parte das trocas de partido na janela criada pela legislaçãoO deputado estadual Lissauer Vieira não escondia que deixaria a Rede, mas demorou alguns dias para confirmar seu destino. Em 8 de março, Lissauer Vieira anunciou sua ida para o PSB, que havia lhe garantido total apoio em seu projeto de conquistar a prefeitura de Rio Verde, a maior e mais importante cidade do Sudoeste Goiano. O colega de Parlamento, Marlúcio Pereira, também migrou para o PSB na intenção de ser o candidato do partido à prefeitura de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da Capital.

De olho na prefeitura de Goianésia, o deputado Renato de Castro trocou o PT pelo PMDB. Partido tradicionalmente de oposição no município, o PMDB, na avaliação do deputado, é mais apropriado para seu projeto e não passa pela turbulência enfrentada atualmente em âmbito nacional.

Até quase na data do prazo final para o fechamento da "janela", o deputado estadual Carlos Antonio negociava com o presidente estadual do Solidariedade, Armando Vergílio, a sua ida para o PSDB. No momento, aproveitando-se de sua condição de um forte pré-candidato à prefeitura de Anápolis, na região metropolitana da Capital, Carlos Antônio acabou migrando para o PSDB.

Na Câmara Federal, o deputado Delegado Waldir Soares, disse que só deixou o PSDB porque não conseguiu apoio para sua candidatura à prefeitura de Goiânia. O parlamentar saiu da legenda depois de questionar publicamente o processo de prévias do partido, que acabou por eleger Giuseppe Vecci para disputar o cargo. Waldir Soares migrou para o PR e será um dos nomes na corrida para à prefeitura goianiense.

Também de olho na prefeitura de Goiânia, o deputado Virmondes Cruvinel seguiu o exemplo do deputado Delegado Waldir e, após não ter o apoio que aspirava ter no PSD, migrou para o PPS.

O PR também conseguiu mais um nome para a Assembleia Legislativa com a filiação de Doutor Antônio, que deixou o PDT e migrou para o PR de olho na prefeitura de Trindade, também município da região metropolitana de Goiânia. A seguir, lista completa dos parlamentares que mudaram de partido até 18 de março passado.

01 - Carlos Antonio (deputado estadual): Deixou o Solidariedade e foi para o PSDB
02 - Francisco Oliveira (deputado estadual): Deixou o PHS e foi para o PSDB
03 - Helio de Sousa (deputado estadual): Deixou o DEM e foi para o PSDB
04 - Talles Barreto (deputado estadual): Deixou o PTB e foi para o PSDB
05 - Lissauer Vieira (deputado estadual): Deixou a Rede e foi para o PSB
06 - Marlúcio Pereira (deputado estadual): Deixou o PTB e foi para o PSB


07 - Renato de Castro (deputado estadual): Deixou o PT e foi para o PMDB
08 - Dr. Antonio (deputado estadual): Deixou o PDT e foi para o PR
09 - Virmondes Cruvinel (deputado estadual): Deixou o PSD e foi para o PPS
10 - Alexandre Baldy (deputado federal): Deixou o PSDB e foi para o PTN
11 - João Campos (deputado federal): Deixou o PSDB e foi para o PRB
12 - Waldir Soares (deputado federal): Deixou o PSDB e foi para o PR
[Com informações do "Jornal Opção", de Goiânia (GO).]

NOVIDADE

Visitantes