NOVIDADE

31/10/2013

"Dia das Bruxas" - Nasce em Jataí a Igreja Wiccaniana do Estado de Goiás (IWG)

A Religião Wicca, com fundamentos milenares, está presente em Jataí através do Coven Círculo Sagrado de Hórus, e agora também através da sede da IWG - Igreja Wiccaniana do Estado de Goiás.


Após 17 anos de estudos, o sumo sacerdote wiccaniano Mago Eghon-Rá-Horakhty, 
funda a Igreja Wiccaniana do Estado de Goiás. (Imagem: Divulgação/ERH)


Por Márcio Morelli
falegazetapopular@yahoo.com


“Gostosuras ou travessuras?” - Esta é a famosa frase que será dita nesta quinta-feira, 31 de outubro, quando muitos vão reviver a tradição norte-americana de celebrar o “Halloween”, evento popularmente conhecido como o “Dia das Bruxas”. Mas, deixando esta festa de lado, bruxos e bruxas existem, sim! São bem modernos e estão em todos os lugares, mesmo que a grande maioria prefere o anonimato por medo do preconceito social.

Após 17 anos de estudos, experiências e práticas da Religião Wicca, Paganismo e Bruxaria, o jornalista e bacharel em Direito nascido em Jataí (GO), Terry Marcos Dourado – que no meio religioso, seguindo as tradições seculares, escolheu, consagrou e utiliza o “nome religioso” ou o “nome mágico” de Eghon Rá-Horakhty - tornou-se mago/bruxo e sumo sacerdote wiccaniano, fato que causou profundas transformações na sua forma particular de entender os mistérios, os sinais, as mensagens da Vida em sua infinita dinâmica de movimento.

Com absoluta exclusividade para o Gazeta Popular On-Line, o sumo sacerdote wiccaniano Eghon Rá-Horakhty, fundador do Coven Wiccaniano Círculo Sagrado de Hórus e da Tradição Horística dos Sagrados Mistérios Egípcios, falou sobre os fundamentos da Religião Wicca. Eghon também comentou sobre seus projetos de fundação da IWG, a Igreja Wiccaniana do Estado de Goiás e da criação da RedLacWicca (Red Latinoamericana y del Caribe de Wicca y Paganismo). A íntegra da entrevista você lê a seguir.

Gazeta Popular On-Line - O que é a Religião Wicca?
Eghon – Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que a Religião Wicca não é macumba, nem pratica culto ao Diabo, até porque não acreditamos na existência dele. Também não fazemos pactos e nunca sacrificamos animais ou humanos em nossos rituais. A Wicca é, pura e simplesmente, uma religião que cultua, respeita e celebra a Natureza em todos os seus mistérios, toda a sua magia, encanto e poder, personificados nas divindades Grande Deusa-Mãe, a Mãe Terra; e no Grande Deus (Cernunnos), senhor da caça e dos campos semeados e consorte da Deusa, cultuadas por nós, wiccanianos.

Gazeta Popular On-Line - O que acontece nos rituais wiccanianos?
Eghon – Nos rituais dos festivais (celebrações) wiccanianos, ou seja, nossos Esbbaths e Sabbaths, trabalhamos com os elementos água, terra, fogo, ar e espírito. Todos estes elementos na mais perfeita e harmoniosa conexão com as poderosas forças da Natureza. É importante ressaltar que a Religião Wicca promove total interconexão entre o ser humano e a Natureza.

Gazeta Popular On-Line - Existe ligação da Religião Wicca com as religiões cristãs?
Eghon – Não. Não existe. A Wicca é uma religião libertária, ou seja, ela propicia uma sensação de liberdade física e espiritual que as religiões cristãs, em sua maioria ou totalidade, não promove, pois preocupam-se em aterrorizar, em condenar, em excluir pessoas e comportamentos que cada igreja cristã, em particular, não acha que sejam corretos para seus dogmas em particular. Daí onde vem o perigoso e altamente nocivo fundamentalismo religioso que tanto mal tem causadoà sociedade, principalmente fomentando e incitando fiéis cristãos ao preconceito, à exclusão social e até mesmo à ações violentas (verbais, psicológicas, morais ou físicas) contra determinados grupos sociais minoritários, a exemplo das pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). Vou te dar outro exemplo. Para os cristãos, os sacerdotes, bruxos, bruxas, magos e seguidores da Religião Wicca são, para os cristãos, pessoas que cultuam e servem ao Diabo. E isso é uma grande mentira. É uma perigosa caluna, um preconceito sociocultural perigoso. É um ato extremo de intolerância religiosa, uma difamação e uma profanação liberdade de culto aos fundamentos seculares do paganismo, da bruxaria e da Religião Wicca.

Gazeta Popular On-Line - Mas onde fica o Diabo na Religião Wicca?
Eghon – Em lugar nenhum. Na Religião Wicca, não acreditamos no Diabo. Por isso essa história de que bruxos e bruxas wiccanianas ou pagãos fazem pactos com o Diabo ou praticam rituais satânicos é uma mentira muito perigosa, que fomenta o preconceito social e a intolerância religiosa contra a Religião Wicca e toda a beleza e singeleza de seus fundamentos e ritos. Definitivamente, o Diabo é um ser criado pelos cristãos e, como a Religião Wicca não é derivada do Cristianismo, portanto, não acreditamos e nem cultuamos esta criatura, ou seja, o Diabo. A Wicca, é uma religião do bem, que prega e pratica o amor à natureza, o amor à vida; uma religião que nos faz entrar em profunda conexão com as leis naturais que regem a Vida, o nosso planeta e, em suma, o nosso universo.

Gazeta Popular On-Line - A gente lê por aí que a Wicca é uma religião neopagã. O que quer dizer isso?
Eghon – Simplesmente, que a Religião Wicca remonta às religiões pré-cristãs (antes do Cristianismo). Os adeptos praticantes da Wicca cultuam os deuses antigos. No coven (grupo de estudos e práticas wiccanianas) que criei – o Círculo Sagrado de Hórus, assim como a Tradição (sistema particular de práticas e condutas wiccanianas) Wiccaniana também criada por mim, a Tradição dos Sagrados Mistérios Egípcios, trabalhamos e nos conectamos com as divindades do panteão egípcio, principalmente Hórus, Rá e Há-Horakhty. Não vou detalhar o significado de cada uma destas divindades egípcias aqui, pois são informações muito complexas, mas quem quiser obter mais informações é só visitar nossa página na internet www.goiaswicca.blogspot.com.br (clique aqui) ou participar conosco das nossas reuniões, rituais públicos, cursos e workshops. Num contexto mais geral e amplo, digo que nós, wiccanianos, respeitamos e cultuamos a própria Natureza, pois Ela é a própria Divindade que cria, dá vida, dá movimento, organiza, harmoniza e, assim, fomenta e faz a Vida acontecer.

Gazeta Popular On-Line - Qual o simbolismo das divindades wiccanianas, ou seja, a Deusa e o Deus?
Eghon - Cultuamos a Divindade nos princípios masculino e feminino, pois é da união dos dois que a Vida se origina. A Deusa e o Deus são a própria criação. A Lei Hermética da Polaridade afirma que tudo contém seu oposto. Nesse sentido, nossos deuses são, tanto o aspecto criador, quanto o aspecto – entre aspas - destruidor da natureza. Quero dizer com isso que não existe os contrapontos ou contradições do tipo bem e mal, luz e sombra, ordem e caos, vida ou morte. Tudo isso é importante na complexa dinâmica natural da Vida. Um exemplo fácil de ser compreendido é entendermos que se não há a morte de algo, outra coisa não poderá nascer, e assim por diante. Portanto, nós wiccanianos, celebramos os ciclos da Vida, do Sol e da Lua. Celebramos o nosso próprio ciclo pessoal de vida, morte e renascimento sucessivos. Os wiccanianos são os responsáveis por fazer a Roda da Vida ou da Existência continuar girando. Celebramos a Roda Solar (Sabbaths), nos solstícios, equinócios e datas intermediárias a eles. Celebramos a Lua Cheia a cada mês (Esbbaths). A cada ritual, honramos os deuses e lhes agradecemos por suas bênçãos em nossas vidas.



Mago Eghon Rá-Horakhty: "Eu respeito a todas as religiões que merecem e se dão 
o respeito no sentido de respeitar a minha atual opção religiosa." (Imagem: Divulgação/ERH)

Gazeta Popular On-Line - Como uma pessoa pode ingressar na Religião Wicca?
Eghon - A Wicca é uma religião sacerdotal. Isso significa que todos aqueles que se tornam wiccanianos tornam-se sacerdotes e sacerdotisas. Na Wicca, não existe um sacerdote e vários fiéis, como acontece nas igrejas cristãs. Todos os wiccanos fazem toda a prática e têm o conhecimento sacerdotal, após muitos estudos e práticas constantes. Para uma pessoa, sem quaisquer restrições de sexo ou de orientação sexual ou identidade de gênero - se torne um sacerdote ou uma sacerdotisa iniciado ou iniciada na Wicca deve passar por um período que se chama "Dedicação". A "Dedicação" é um período de no mínimo um ano e um dia de estudos e práticas. Em nosso Coven (grupo) oferecemos esta oportunidade a quem tiver interesse. Basta fazer contato conosco pelo e-mail goiaswicca@yahoo.com.br manifestando este interesse e nos informando dados para contato. Mas é importante ressaltar que, em nosso Coven, não aceitamos menores de 15 anos e, toda pessoa interessada que tenha menos de 18 anos deve comparecer a uma reunião do nosso Coven acompanhado(a) da mãe e documentos de identificação. A mãe assinará um termo de autorização provando que autoriza o filho ou a filha menor de idade a participar do Coven. Na "Dedicação", você vive a energia de cada celebração, cada estação, conhece os Deuses, e principalmente vai conhecer a si mesmo(a). Vai estudar mitologia, magia, praticar meditações, estudar um pouco de cada sistema mágico, aprende a usar um oráculo, entre outras atividades, inclusive sociais e culturais.

Gazeta Popular On-Line - Qual a garantia de que a Religião Wicca não pratica o mal, não faz rituais malígnos e nem cultua o Diabo?
Eghon – Dentre os princípios basilares da Religião Wicca temos a “Lei Tríplice”, ou seja, é uma lei natural da Vida similar à “Lei da Causa e Efeito na qual os espíritas “kardecistas” creem, onde, para toda ação, há uma reação. Isso não se aplica apenas à magia, mas também à física, como nós sabemos. Todas as pessoas estão sujeitas a isso. Na magia, ou na Bruxaria, isso quer dizer que somos responsáveis por todos os nossos atos e, assim, também pelas consequências deles. Um bruxo deve ser capaz de reconhecer sua responsabilidade por seus atos, sejam eles mágicos ou não, e aceitar as consequências deles, sejam elas boas ou não. O Conselho Wiccano parte desse princípio e faz a seguinte orientação: "faça o que quiser, sem a ninguém prejudicar".

Gazeta Popular On-Line - Como funciona a Lei Tríplice?
Eghon – Na Religião Wicca, a Lei Tríplice começa a vigorar apenas a partir do juramento de Iniciação, em que o sacerdote (ou a sacerdotisa) a ela se submete. A partir de então, a cada ação, haverá um retorno triplicado porque, ao se iniciar, o sacerdote (ou a sacerdotisa) wiccaniana faz o compromisso de ser a representação dos Deuses, e assume responsabilidades perante a Eles. A escolha de ser iniciado(a) na Religião Wicca, ou de se iniciar, exige comprometimento. Exige honrar a sua palavra. Por isso o período de "dedicação" é tão importante. Ele é o período de experiência, para que, ao final dele, você tenha total certeza da sua escolha. Agora, é importante ressaltar que quando se fala em compromisso, não estamos falando em pactos. Que fique bem claro isso.

Gazeta Popular On-Line - Comparando a Wicca com as religiões cristãs, existem semelhanças?
Eghon – Sim. Ambas as religiões trabalham com “magias”. A Igreja Católica, por exemplo, além das missas serem ritualizadas, faz algumas espécies de "simpatias ou rituais disfarçados" do tipo das que curam mau olhado, simpatias de amor e casamento ao Santo Antônio, batismo com azeite ou água, a limpeza energética com incenso (defumação) do altar, entre outros ritos, também usam velas e símbolos místicos nas missas. Os cristãos evangélicos, embora não assumam, também fazem uso de rituais, por exemplo, o batismo na água, o uso do pão e o vinho na chamada “Santa Ceia”, os rituais de “exorcismos”, o ritual da “fogueira santa”, as correntes de libertação e para o amor, dentre outros ritos. Os espíritas utilizam os ritos de imposição de mãos, ou seja, os passes mediúnicos, aplicados em pessoas ou em água (fluidificação/magnetização) para efeitos de cura espiritual e equilíbrio físico-espiritual. Enfim, todas as religiões, cristãs ou não, têm seus rituais próprios, embora os cristãos – e eu já fui um cristão tanto católico, quanto evangélico – argumentem que seguem os ritos da Bíblia Sagrada deles. Nós, wiccanianos, seguimos os rituais de conexão com as forças da Natureza e as divindades antigas, existentes e cultuadas muito antes do surgimento do Cristianismo, daí o rótulo de “religião pagã”, o que nada tem a ver com “religião satânica”, o que já foi esclarecido por mim nesta entrevista.

Gazeta Popular On-Line -  Quais são os instrumentos mágicos utilizados nos rituais wiccanianos?
Eghon - Em nossos rituais wiccanianos, fazemos uso de água, vinho, incensos, cristais, ervas diversas, sal grosso e alguns objetos específicos da Wicca, a exemplo do athame, do caldeirão, do bastão mágico, entre outros. As terapias naturais têm muito a ver com a Wicca, uma vez que elas trabalham a cura através com tratamentos para a saúde física e espiritual utilizando o poder terapêutico complementar de certas pedras, ervas, cores e aromas muito eficazes por originarem da Natureza, e assim terem origem divina.




Gazeta Popular On-Line - Você fundou recentemente a IWG, a Igreja Wiccaniana do Estado de Goiás. Qual os objetivos deste projeto?
Eghon – Inicialmente, fundei há alguns anos o Coven (grupo) Círculo Sagrado de Hórus e a Tradição Horística dos Sagrados Mistérios Egípcios. Minha ligação com os mistérios do Egito Antigo não vou explicar aqui por ser muito complexo, mas haverá textos sobre isso lá na nossa página oficial www.goiaswicca.blogspot.com.br (clique aqui) e mesmo nas palestras, nos workshops que serão ministrados por mim. Pois bem. Um Coven, por si só, não nos garante uma proteção jurídica contra, por exemplo, os crimes de calúnia, injúria ou difamação, ou mesmo ações violentas motivadas por intolerância ou ignorância praticadas por fundamentalistas religiosos, ou mesmo por fanáticos religiosos. A fundação de uma Igreja Wiccaniana aqui em Goiás, entre outros objetivos, busca o reconhecimento estatal, enquanto instituição religiosa legalmente constituída de fato e de direito, para, desta forma, recorrermos à proteção estatal e jurídica quando tivermos violados ou violentados os nossos direitos constitucionais de liberdade de crença e de culto. A Wicca é uma religião e, como tal, tem que ser respeitada como qualquer outra religião em atividade no Brasil. A nossa Igreja Wiccaniana do Estado de Goiás (IWG) também objetiva difundir, esclarecer, unificar e fortalecer a Religião Wicca, a Bruxaria e o Paganismo no Estado de Goiás, acolhendo com carinho bruxos e bruxas solitários, também os covens e os groves, enfim, acolhendo todas as pessoas e grupos religiosos que estão em sintonia com os princípios e as tradições da Wicca, da Bruxaria e do Paganismo. Embora, há uma corrente contrária à “institucionalização” da Wicca, a fundação da IWG é, em meu entendimento, algo extremamente necessário e fundamental numa época de “demonização” das religiões não-cristãs, numa época onde o fundamentalismo religioso cristão estã cada vez mais dominando os poderes políticos constituídos da Nação Brasileira, violentando e enfraquecendo o Estado Laico Brasilerio. Esta, é uma das lutas da nossa igreja, enquanto instituição religiosa legalmente constituída, de fato e de direito.

Gazeta Popular On-Line - E aqui em Jataí? Como a Religião Wicca acontece?
Eghon – Jataí, com o fato histórico do comício do então presidenciável Juscelino Kubitschek, em 1955, que foi crucial para a fundação da nossa capital federal, Brasília, tem uma história oculta por trás disso, inclusive comprovada por alguns sites respeitados na internet, que tem tudo a ver com o trabalho e com o meu sacerdócio que foram desenvolvidos aqui em em Goiânia, nos três anos que lá morei. Por outro lado, Jataí é ainda uma cidade provinciana e extremamente preconceituosa e, óbvio, como ocorre em todos os municípios brasileiros, é também uma cidade “dominada” pelas religiões cristãs, principalmente o catolicismo e o segmento evangélico com toda a sua diversidade de ramificações. Desde 1996, quando tive minha iniciação (dedicação) à Wicca, optei por fazer e concluir minha preparação para o sacerdócio wiccaniano com muita discrição, pra não assustar as pessoas ignorantes ou mesmo preconceituosas. Agora, com minha religiosidade tornando pública, estou consciente de que serei vítima de forte preconceito, principalmente da “bruxofobia” por fundamentalistas e fanáticos religiosos. Muitas pessoas que se passavam por “amigas”, se afastarão do “bruxo” aqui (risos), enfim, mesmo consciente das dificuldades que enfrentarei, vou continuar mantendo meu Coven (grupo de estudos e práticas) em atividade, tanto aqui quanto em Goiânia, que funcionará em conjunto com a IWG. A Igreja é, digamos, a extensão “política” do nosso Coven e, num contexto mais amplo, tem também a função de ser a “identidade política” da Religião Wicca aqui no Estado de Goiás. Nos próximos dias, vou implantar em Jataí o Espaço Hórus.

Gazeta Popular On-Line - O que será este “Espaço Hórus” aqui em Jataí?
Eghon – Será o espaço onde, além de servir como sede física do nosso Coven Círculo Sagrado de Hórus, também será o espaço onde estarei realizando, mediante prévio agendamento, atendimentos públicos de oráculos (tarot, numerologia), limpeza energética (chakras), hipnose e TVP (regressão a vidas passadas), entre outras especialidades. Mais informações na internet, acessando o endereço: www.espacohorusmagia.blogspot.com.br (clique aqui). E também estou com um programa de WebTV na internet – o “Programa Magia”, com várias atrações. O público pode assistir aos programas no endereço: www.goiaswicca.blogspot.com.br (clique aqui), clicando na seção “Programa Magia”, no botão do menu no topo da página.

Gazeta Popular On-Line - Qual sua relação com as demais religiões?
Eghon – Eu sou de família cristã, com mais adeptos da Igreja Católica, alguns do segmento evangélico. Tenho alguns fanáticos na família, mas também tenho aqueles que sabem se por nos seus devidos lugares e respeitam a fé e a crença alheia. Eu, e quem me conhece verdadeiramente bem de perto sabe da verdade disso, sou uma pessoa ecumênica. Respeito quem me respeita, e me defendo contra aqueles que me atacam. Não tenho preconceitos, nem intolerância religiosa. Se me der vontade de ir à missa, ou a um culto; se me der vontade de ir à uma reunião pública espírita ou mesmo à uma sessão mediúnica (no Espiritismo, sou médium); ou se me der vontade de ir à um ritual de Umbanda ou Candomblé, vou sem qualquer problema. Eu respeito a todas as religiões que merecem e se dão o respeito no sentido de respeitar a minha atual opção religiosa, no caso a Bruxaria, o Paganismo, a Religião Wicca. A religião universal é o amor e, infelizmente, o que me fez desistir das religiões cristãs é a falta deste amor incondicional em suas práticas no dia-a-dia. Religiões que, em seus púlpitos ou mesmo no Espiritismo pregam uma coisa, e praticam outra bem diferente. Religiões que, muitas vezes, condenam, discriminam, apontam dedos, fazem intrigas, fofocas, etc. No meio wiccaniano também há tudo isso, mas é como eu falei lá no início, a Wicca é uma religião libertadora, que não condena, não atemoriza, não pratica terrorismo, não faz ameaças. A Wicca me ensina que não existe esse negócio de “magia branca” ou “magia negra”. Existe a magia e suas consequências, boas ou malignas para quem a pratica, ou seja, a Wicca, ao mesmo tempo que me liberta, me chama à responsabilidade para com meu próprio ser, e para com as responsabilidades que tenho para com a Natureza e com a Vida, pois sou uma criatura de luz, uma centelha divina. A Wicca me ensina que a maior ameaça pra mim sou eu mesmo. © 2013 - Agência Gazeta Popular/Prodartcom

ASSISTA, A SEGUIR, AO PRIMEIRO "PROGRAMA MAGIA", APRESENTAÇÃO DO S.S.W. MAGO EGHON RÁ-HORAKHTY, GRAVADO NO PARQUE JK EM JATAÍ (GO) E PRODUZIDO EXCLUSIVAMENTE PARA A INTERNET.



PRIMEIRO "PROGRAMA MAGIA"!

PARTE 1



PARTE 2



PARTE 3 (FINAL)

NOVIDADE

Visitantes